Diretrizes para Autores

Prezado(a) autor(a),
 

Desde já recepcionamos com satisfação o seu material e desejamos que venha  a somar na construção do presente periódico. Para fins de organização, apresentamos as seguintes instruções para a submissão de seu artigo: 

 
Ineditismo
  • Os artigos submetidos deverão ser originais, inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos.
  • Uma vez publicados na REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA , os artigos somente poderão ser republicados, após consulta prévia à Equipe Editorial da revista.
 
Titulação dos autores
  • Os artigos poderão ter até três coautores, exigindo-se, primordialmente, a titulação de doutor. Excepcionalmente, poderão ser aceitos textos de autores com título de mestre ou que estejam cursando o mestrado ou o doutorado.
 
Submissão dos artigos
 
O envio dos trabalhos deverá ser realizado exclusivamente no site eletrônico da Revista, no link ENVIO DE SUBMISSÃO  após o cadastro do respectivo(a) autor(a) e preenchimento do formulário obrigatório. 
 
Formatação dos trabalhos
  1. Os trabalhos devem ser apresentados em arquivo word, docx (ou ODT) e conter de 15 a 20  páginas, com tolerância de duas para mais ou duas para menos.
  2. Os trabalhos devem usar fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ter entrelinha 1,5; as margens superior e inferior 2,0 cm e as laterais 3,0 cm. A formatação do tamanho da página deve ser A4. Os parágrafos devem ser justificados e não devem ser usados deslocamentos, nem espaçamentos antes ou depois de cada tópico.
  3. Deverão ser indicados, no idioma do artigo e em inglês, o título do trabalho, o resumo (até 200 palavras) e cinco palavras-chave.
  4. Os artigos devem possuir os seguintes elementos em português e inglês: título/title; resumo/abstract; palavras-chave/keywords; sumário (apenas em português ou na língua original do artigo.
  5. Os artigos deverão conter itens específicos para introdução, considerações finais (conclusões) e referências.
  6. A REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA não se responsabilizará por realizar qualquer complemento nos trabalhos, tais como inserção de tópico, frases, resumo ou palavras-chave, que são da competência exclusiva do autor.
  7. O título do artigo não deve ser excessivamente extenso e deve apresentar de modo claro a temática e a delimitação de seu objeto.
  8. A qualificação/afiliação do(s) autor(es) deve obedecer ao seguinte critério: iniciar-se com a titulação acadêmica (da última para a primeira); caso exerça o magistério, inserir os dados pertinentes, logo após a titulação; em seguida, completar as informações adicionais (associações ou outras instituições de que seja integrante e seu respectivo estado da federação e a cidade); finalizar com a função ou profissão exercida (que não seja na área acadêmica). Deverá ser indicado e-mail para contato. Exemplo: Doutor em Direito pela UnB. Professor de Vitimologia da Faculdade de Direito da USP. Membro do Instituto Provitima. Advogado. ORCID. E-mail.
  9. O autor deverá remover do manuscrito todas as informações que possam identificar a sua autoria, de modo a garantir o anonimato do documento.
  10. O autor deverá informar no corpo do texto (sugere-se na apresentação) qualquer financiamento de agência de pesquisa ou benefícios recebidos de fontes comerciais (por ex., se o artigo é fruto de parecer contratado), e ao prosseguir com a submissão automaticamente declarar não haver conflito de interesses que comprometam a cientificidade do trabalho apresentado. 
  11. As Referências deverão seguir o padrão da norma NBR 6023/2018 (da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT). As referências bibliográficas completas deverão constar apenas da lista de REFERÊNCIAS, ao final do texto. Exemplo: AMARO, Sarita. Entrevistando crianças vítimas de violência : subsídios à escuta especializada e ao depoimento especial. 1. ed. Porto Alegre: Nova Práxis Editorial, 2022.  Favor utilizar o modelo autor/data/página no corpo do texto, quando há citações de trechos de obras, devendo a informação vir entre parênteses. Exemplo:  (AMARO, 2022, p. 45) no corpo do texto.
  12. Palavras em língua estrangeira devem constar com uso de itálico.
  13. Citações diretas (transcrição textual de parte da obra de autor consultado) no corpo do texto devem seguir a norma NBR 1052 (ABNT/2002): (a) citações diretas de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas, no corpo do parágrafo a que se referem. Exemplo: Santos (2020, p. 22) descreve: “O número de vítimas se multiplica em caráter exponencial [...]”. OU: “ O quadro das tensões e injustiças advindas dessa grande crise social tem múltiplos condicionantes e ressonâncias, tanto nas relações sociais, como também nas familiares e corporativas” (PONCE DE LEÓN; AMARO; FERREIRA, 2020, p. 5); (b) Citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (corpo 10) do que a utilizada no texto corrido, espaçamento simples entre as linhas e sem aspas.