Segurança escolar:
novas perspectivas de interação entre a polícia militar e a comunidade por meio da estratégia de trabalho em rede
DOI:
https://doi.org/10.58725/rivjr.v3i1.108Palavras-chave:
Polícia Militar, 54° Batalhão Polícia Militar do Interior, Programa Vizinhança Solidária Escolar, multiagências, propostaResumo
O presente artigo científico tem por objetivo de demonstrar a viabilidade de integração entre a Polícia Militar e as escolas por intermédio de um conceito denominado multiagências, a partir da experiência vivenciada na área do 54° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), com a implantação do Programa Vizinhança Solidária Escolar (PVS). A ideia de utilização de um Departamento de Segurança Escolar (DSE), subordinado ao Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) local foi, ainda, incorporada ao exemplo prático demonstrado pelo PVSE aplicado na área em comento, porém, esse, apenas no papel, como proposta futura. O artigo científico atingiu os objetivos metodológicos estabelecidos inicialmente e se mostra importante para a apreciação por parte do alto comando da Instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA preservando seus direitos autorais, concedem à Revista o direito de publicação, sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, criem e façam adaptações a partir de seu trabalho, bem como o compartilhem, inclusive em produções com fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pelo artigo e conteúdo apresentado, reconhecendo sua autoria. Complementarmente, os artigos, a partir de seus autores, expressam o seu ponto de vista e não, necessariamente, a posição oficial da Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa.