A aplicação das práticas restaurativas em causas envolvendo Violência Doméstica contra a Mulher como maneira de melhor garantir a sua dignidade e retomar o senso de coletividade.
DOI:
https://doi.org/10.58725/rivjr.v1i2.36Parole chiave:
violência, justiça restaurativa, mulher, dignidade da pessoa humanaAbstract
O presente artigo, através do método dedutivo e da análise bibliográfica, demonstra que os números de denúncias de violência doméstica contra a mulher, mesmo após as novidades legislativas, só aumentam no Brasil, clareando o fato de que a Justiça da forma como é aplicada atualmente em nada tem solucionado a raiz do problema: a violência estrutural no nosso país.
A partir disso, indica-se que a Justiça Restaurativa, vista como um meio de retomar a dignidade da vítima, restaurar o suposto agressor e trazer a tona o senso de coletividade da comunidade, quando aplicada a casos de violência doméstica contra a mulher garante a sua dignidade é extremamente relevante e positivo, por dar voz a mulher (vítima), ao passo que ao clarear o senso de coletividade evidencia que a proteção da mulher é um dever de todos.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rivista internazionale di vittimologia e giustizia riparativa

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano su REVISTA INTERNACIONAL DE VITIMOLOGIA E JUSTIÇA RESTORATIVE, preservando i propri diritti d'autore, concedono alla Rivista il diritto di pubblicare, sotto la licenza internazionale Creative Commons Attribution 4.0, che consente ad altri di distribuire, creare e adattare il proprio lavoro, nonché di condividerlo. , anche in produzioni a scopo commerciale, purché diano il dovuto credito all'articolo e al contenuto presentato, riconoscendone la paternità. Inoltre, gli articoli, da parte dei loro autori, esprimono il loro punto di vista e non necessariamente la posizione ufficiale dell’International Journal of Victimology and Restorative Justice.

