Uma Violência intergeracional nas relações de intimidade: prevalência do fenómeno

Auteurs

  • Madalena Sofia Oliveira ISSSP
  • Ana Rita Sousa
  • Carlos Silva Peixoto

DOI :

https://doi.org/10.58725/rivjr.v1i2.54

Mots-clés :

violência intergeracional, violência nas relações de intimidade

Résumé

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a violência um grave problema de saúde pública que acarreta consequências significativas para a vítima (OMS, 2014). Factos que têm vindo a ser corroborados pela literatura científica (Lopes, Mendes & Silva, 2014; Lelaurain, Restivo, & Apostolidis, 2022; Spencer, Stith, & Cafferky, 2022); no entanto, as vítimas divulgam pouco dessa violência (Lelaurain, Restivo, & Apostolidis, 2022).

Este artigo centra-se na problemática da violência, mais especificamente na transmissão intergeracional da violência, a partir do contexto familiar, e na identificação dos principais fatores de risco.

Reconhecendo que os fatores de risco aumentam a probabilidade de um determinado acontecimento ocorrer, pretendemos com este artigo fazer um périplo pela investigação realizada nos últimos anos, com o objetivo de identificar os fatores potenciadores de determinados comportamentos abusivos.

A literatura tem vindo a reforçar que uma sociedade mais informada e consciente do fenómeno de vitimação leva a respostas mais céleres, integradas e concertadas.

Téléchargements

Publiée

2023-08-30

Numéro

Rubrique

Artigos