Violência Urbana: enlaces da psicologia e do Ministério Público

URBAN VIOLENCE: PSYCHOLOGY IN THE PUBLIC PROSECUTOR'S OFFICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58725/rivjr.v3i3.156

Palavras-chave:

crimes urbanos, Direitos Humanos, Intervenções Psicológicas

Resumo

Esse artigo trata de um relato de experiência, a partir da intervenção da psicologia no Ministério Público de uma cidade do interior do RS junto às vítimas de crimes urbanos.  O objetivo do artigo é o de descrever e analisar as intervenções e as contribuições da psicologia neste campo de estágio. A partir do uso de questionários e entrevistas semiestruturadas, concorda-se que as práticas psicológicas utilizadas contribuíram para a sistematização do projeto-piloto, tanto no que tange ao acompanhamento da psicologia às ações da Promotoria como em relação às ações de acolhimento e promoção de cidadania às vítimas. Os resultados apontam a eficácia de políticas públicas, atribuindo a integração da psicologia junto ao Ministério Público, um campo potencial de proteção e promoção de cidadania às vítimas.

Biografia do Autor

Raquel Conte, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora e Professora do corpo Permanente do Programa de Pós- Graduação do Mestrado Profissional de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul/ CAPES. Doutora No Programa de Diversidade e Inclusão Social., Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Especialista em Avaliação Psicológica no Instituto de Pós- Graduação GRaduação (IPOG). Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (1992) . Professora Adjunta da Universidade de Caxias do Sul do Curso de Psicologia. Membro do Grupo de Estudos Psicologia e Estudos de Gênero da ANPEPP. É Psicóloga Clínica, e atua nas seguintes áreas: intervenções clínicas e programas de atendimento comunitário, psicologia do desenvolvimento humano, violência e gênero.

Tania Maria Cemin, Universidade de Caxias do Sul

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Psicóloga clínica com formação em psicanálise pelo IEPP-Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicanálise (2013). É professora com horário integral na Universidade de Caxias do Sul, desde 1998 até o momento. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e em Psicanálise, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: psicanálise, intervenções clínicas, hiv/aids, doenças crônicas, gênero feminino, stress, ansiedade, depressão, saúde coletiva e atendimento clínica-escola. Integrante do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, aprovado pela CAPES em dezembro de 2018 e iniciado em agosto de 2019.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Edição

Seção

Artigos