Apresentação

Autores

  • CELESTE LEITE DOS SANTOS MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.58725/rivjr.v3i1.117

Resumo

Apresentação

É com grande entusiasmo que a Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa (RIVJR) inicia seu terceiro ano de publicação, um marco que reflete o crescente reconhecimento da importância da Vitimologia e da Justiça Restaurativa no cenário global. Ao longo dos últimos dois anos, a RIVJR se destacou por publicar artigos originais, estudos de caso e relatos de experiência de alta qualidade, que exploram os desafios e as múltiplas perspectivas da Vitimologia e da Justiça Restaurativa.

Nessa oportunidade, reafirmamos nosso compromisso com a Vitimologia como ciência autônoma, dedicada ao estudo da vítima, do processo de vitimização e do impacto do fato vitimizatório. Acreditamos que a compreensão da experiência da vítima, suas necessidades e seus direitos são fundamentais para o enfrentamento da violência e para a construção de políticas públicas eficazes de prevenção à vitimização.

Acreditamos que a Justiça Restaurativa, paradigma inovador que busca a responsabilização do agressor, a reparação do dano causado à vítima e a promoção da paz social, é um caminho promissor para a transformação social. A RIVJR tem se dedicado a explorar os desafios contemporâneos, como a violência de gênero, a violência escolar, a violência contra crianças e adolescentes, a violência urbana, a violência contra idosos, a discriminação, o racismo, a LGBTfobia, a violência nos estádios, a violência ambiental, a desinformação e a importância da atenção e apoio às vítimas.

A RIVJR reconhece a importância de ampliar o escopo da revista para abranger a complexidade da vitimização em seus diversos contextos, incluindo as vítimas de crimes, de calamidades públicas e de desastres naturais. Acreditamos que a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e ativistas de diferentes áreas é fundamental para o avanço da Vitimologia e da Justiça Restaurativa.

Agradecemos a todos os colaboradores, revisores e leitores que tornaram possível a chegada ao terceiro ano de publicação. Convidamos a todos a submeterem seus trabalhos para publicação, fortalecendo o debate acadêmico, a troca de experiências e a construção de um futuro mais justo e promissor para as vítimas de crimes, calamidades públicas, epidemias e desastres.

Claudio Langroiva Pereira e Celeste Leite dos Santos

Coordenadores Científicos da Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa

 

Biografia do Autor

CELESTE LEITE DOS SANTOS, MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Promotora de Justiça no Ministério Público de São Paulo desde 2007. Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Presidente do Instituto Pró Vítima (2022-20260. Idealizadora do Estatuto da Vítima (PL n. 3890-2020), da lei de importunação sexual e da lei distrital avarc (Lei n. 6.928, de 02 de agosto de 2021). Autora de diversas obras e artigos científicos, tais como Crimes Contra o Meio Ambiente (2002), Dano Psíquico (1996), As Especialistas (APMP, 2016, coordenadora), História das Mulheres no MPSP (APMP, 2016, coordenadora), Injusto Penal e os Direitos das Vítimas de Crimes (Juruá, 2020). 

Downloads

Publicado

2025-02-27